terça-feira, 3 de setembro de 2013

ACEITE AS PROVAÇÕES DA VIDA


“A lição da alma: ascender à topo da mestria através das provações. O propósito da alma: responder a todas às provações da vida calmamente, com criatividade, de forma digna e aberta.” Sonia Choquette 
 



A sua alma está a progredir, ela se dirige para a mestria pelo caminho das provações,
que se apresentam  como estimulos, desilusões, traições, perturbações, erros, perdas e até doenças e  traumas para ajudar-lhe a nivelar as suas reacções (humanas) e desenvolver as qualidades espirituais suprémas.
É fácil acreditar que somos um “Ser divíno e imortal” quando tudo corre bem, de acordo com todas as aspirações e todos os desejos. Mas, se e quando a vida apresenta-nos as suas duras exigências, é muito mais dificil ter o fôcus no propósito  e força do seu Ser Interior e manter-se ligado ao “Eu” Supremo. Você consegirá ganhar a força e a liberdade, desenvolver a aptidão de viver em harmonia com a Consciência Supréma, somente aceitando todas as situações com paciência, compaixão e amor.

As provações surgem para empurrá-lo à mestria da alma, não para desgastá-lo. Elas ajudam-lhe a medir dimensão da sua compreensão espiritual e a marcar o nível de progresso conseguido.  
Por exemplo: para passar de ano na escola, normalmente os alunos têm de se prestar à prova final. De modo semelhante, são avaliados os nossos conhecimentos quando recebemos a carta de condução: para segurança própria e a dos outros, devemos demonstrar a capacidade de lidar com as divérsas situações que acontecem na estrada. Na hora do exame de condução, todas as provas e os desafios são dados para certificar, que todos os momentos ao longo do ensino foram captados e assimilados, nunca para torturar os alunos, nem para magoá-los. Isto serve ao seu proveito!

Assim, também, acontece no caminho das provações. Conforme tiver de passar de uma classe para outra, terá de aguentar um conjunto de desafios destinados à alargar a sua Sabedoria Interior. Estes desafios podem parecer muito graves e ameacadores, principalmente, se estiver no epicentro deles. Mas, eles nada mais são, de que ajuda desinteressada, que permitirá-lhe a confirmar o seu progresso espiritual e chegar ao seu objectivo. Neste processo, poderá conhecer os lados fortes e fracos da sua alma e começar a trabalhar no desenvolvimento das esferas da sua vida, que necessítam de um crescimento maior ou mais urgente.


Seja o que for, que acontece na sua vida, aceite-o e aprecie-o como uma parte do plano Divíno, elaborado para o desenvolvimento da sua alma. Quando está no meio das tempestades da vida, tudo é sentido de modo muito forte e pessoal. Mas, se for devidamente objectivo ou distante, verá de forma clara e precisa, que os desafios somente formatam a sua alma. As tragédias ou desgraças na sua vida não são para repreendé-lo, nem significam que mereceu-as. Esta ideia surge por causa de uma falsa crença, de que algures existe o Deus Todo Poderoso, pronto à castigá-lo no momento exacto em que comete um erro. Esta crença é rudimento  de confusão patriarcal  sem nada de verdade nela.

Deus é o amor e somente amor e você está, precisamente, no centro dele. O Criador nunca irá abandoná-lo ou criticá-lo – vocè, sim, abandona e critica a si próprio. Você, tal como uma criança, joga as escondidas com o Deus, acreditando que pode escapar da Sua Presença, embora, na realidade, é incapaz disso. Você está rodeado e apadrinhado pelo Espirito Absoluto. As provações na sua vida – nunca são o castigo Divino por parte de Criador ciumento, que não gosta de si ou dos seus feitos. Elas, simplesmente indicam, que você está em marcha activa no caminho das lições da sua vida.  

Quando se vê numa situação insustentável, não resista-lhe, não reclame, não permita que o medo entra no seu coração, mas aceite, que esta situação é o sinal de que a sua alma está prestes à fazer um novo passo no seu desenvolvimento. Enfrente com valentia quaisquer desafios e recorde-se de que nunca lhe é dado o desafio, para qual não está preparado. Mais do que isso  nunca enfrente-os sozinho. Reclame a presença dos espíritos-mentores, anjos e do “Eu” Superior — eles ajudarão-lhe a ultrapassar toda e qualquer dificuldade. Peça-lhes a ajuda e esteja aberto para recebé-la, pois ela pode ser concedida à qualquer momento.

Os desafios grandes ou pequenos surgem no seu caminho todos os dias. Uns, você pode solucionar, outros não, pelo ménos no inicio. Não se aborreça, porque vai ter outros exames de espirito, outras oportunidades para o crescimento da sua alma. O fluxo deles é uma constânte. Exactamente por isso é que você está neste plano, na Terra. Não existe o metodo melhor do que este, para tornar-se o dono da sua alma e realizar os seus propósitos. O mais importante não são as provações mas a sua disponibilidade para as apreciar e receber. Isto é o que há de mais importante!


Agora, pode praticar esta aula:

• Se e quando você:

1.       Vê todas as provações ou todas as desgraças que lhe acontecem como algo muito pessoal;

2.       Tem receio, que geralmente, mereçe aquilo, que lhe está a acontecer;

3.       Porta-se bem somente se for observado;

4.       Permite, que as suas qualidades sombrías gerem a sua vida;

5.       Está irritadiço e  impaciênte a maior parte do tempo

Significa que é novato nesta aula.



Se e quando você:

1.       Reage de forma estrondosa, entra em pánico ou fica zangado, ao enfrentar as provações;

2.       Congela de medo ou actua por vingança, sendo contrariado nos seus propósitos;

3.       Pergunta “Porque isto está a acontecer comigo?”, se o Universo lhe der uma bola errada; 

4.       Fica preso nos acontecimentos negativos demaisiado tempo

Significa que é iniciado nesta aula.




Se e quando você:

1.       Aceita os acontecimentos tal, como eles são e reage calmamente às situações caóticas;

2.        Vê a correspondência entre o que prega e que faz, procurando a harmonia entre eles;

3.        Faz as suas boas acções, mesmo que ninguem o vê;

4.       Acredita, que o mais importante é a sua (re)acção, e não o acontecimento

Significa que é avançado nesta aula.




Se e quando você:

1.       Aprecia todos os acontecimentos — bons e maus — como a dádiva de Deus, que ajuda a desenvolver o seu espirito;

2.       Aprecia cada uma das situações dificeis como o sinal, de que sua alma está a entrar numa nova etapa de conhecimento e experiência;

3.       Reage calmamente ás dificuldades;

4.       Vigia as suas emoções e mantem-nas sob controlo, mesmo, se for sujeito as provações dos sentidos


Significa que está chegar à mestria nesta aula.



Sendo “Novato”:


• Antes de reagir aquando uma desgraça ou desafio do destino, aguente uma pausa e faça a respiração profunda por 5 minutos.

• Não aceite na sua conta pessoal tudo, o que lhe está acontecer, mesmo que lhe pareça que alguem ou algo estão a atiçá-lo de propósito.

• Pense sobre cada um dos problemas como sobre os exames ou provas.

• Lembre-se de que está preparado para aquele exame, a qual é sujeito.


Sendo “Iniciado”:

• Todas as manhas entregue a sua vida ao seu “Eu“ Supremo e peça-lhe passar  consigo todo o dia.

• Tenha fôcus em manter a sua ligação à terrra e permaneça tranquilo ao esbarrar com quaisquer dificuldades emocionais, físicos ou mentais, executando para isso a tecnica de respiração profunda ou pronunciando a preçe.  

• Descubra o conteudo precioso nas provações do passadoe encontre os aspectos positivos dos desafios actuais.

• Diariamente pratique a meditação e o desapego, para poder manter a sua calma sempre , que acontece algo de dramático.


Sendo “Avançado”:

• Veja as provações como o certificado do facto, que sua alma está em desenvolvimento.

• Busque as possibilidades favoraveis em cada situação dificil ou crítica.

• Peça à Deus a sua Graça para cada dia e cada momento da sua vida.

• Recorde-se de que o momento mais obscuro e mais dificil, também, passará. Como tudo na vida.


Sendo “Mestre”:

• Conte, quantas vezes por dia você e o seu espirito estão a ser postos à prova.

• Procure prestar as suas próximas provas com tranquilidade e generosoidade sempre crescentes.

• Reze à Criador para Ele conferir-lhe força, claridade, paciência e o amor, assim poderá enfrentar os novos desafios com maior bravura e dignidade.

 

“Aulas de Espirito”, Sonia Choquette, tradução Irina Lis * Lisboa * 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário